Combate ao fumo: teste de dependência e aferição de pressão de graça na Serra

No dia Nacional de Combate ao Fumo não pode faltar exercício físico. Por isso, a data será comemorada nesta quarta-feira (29) com uma grande caminhada, seguida de alongamento, no Parque da Cidade, a partir das 8 horas. O evento também é a oportunidade de aferir pressão, fazer teste de Fagerstrom (teste de dependência) e teste de glicemia, e ainda receber orientação para uma alimentação saudável.

Este ano o tema é:  “Tabaco e Doença Cardíaca”. A programação inclui orientações sobre os malefícios do hábito de fumar e informações sobre como participar do Grupo de Combate ao Tabagismo e do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) da prefeitura da Serra.

Os grupos de Combate ao Tabagismo se reúnem semanalmente e os integrantes recebem acompanhamento por um ano. São feitos quatro grupos por ano nas Regionais de Saúde de Jacaraípe, Feu Rosa, Boa Vista, Serra-Sede e Novo Horizonte, com orientação de uma equipe multidisciplinar.

Já o Proef realiza ações de promoção da saúde por meio do incentivo às práticas corporais, atividades físicas e alimentação saudável, com vistas à prevenção de doenças e agravos não transmissíveis. Para se inscrever no programa, bastar procurar a unidade de saúde de sua referência ou um dos locais de aula como o Parque da Cidade, Comitê de Saúde do Idoso de Jacaraípe, Centro de Vivências, entre outros.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema “Tabaco e Doença Cardíaca” para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto). A campanha alerta para a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo: 17,7 milhões de pessoas por ano. De acordo com a OMS, 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.

PREVISÃO DO TEMPO

CUPOM DESCONTO